A Música XXI retomou o ciclo da Lua em novembro. Foi no dia 19 de novembro que a Associação Cultural Música XXI retomou o ciclo da Lua, desta vez, com uma visita noturna à Sé Catedral de Faro.
Neste espaço sagrado e notável da arquitetura da cidade os visitantes puderam usufruir de um enquadramento histórico e cultural da Sé pelo notável historiador Francisco Lameira, de um momento teatral que conta o processo de criação, construção e montagem do grande órgão da Sé e da explicação técnica que desvendou alguns dos segredos guardados nos mecanismos desse órgão pelo reconhecido mestre organeiro Dinarte Machado.
O organista Ricardo Starkey acompanha a história do grande órgão da Sé de FaroCatarina Silva interpretando o aprendiz de carpinteiro que vai construir o órgãoAna Isabel Baptista interpretou o mestre carpinteiro, mostrando os planos de montagem do órgãoOs artífices metem mãos à obraPadre Damião contrata o italiano Pascoale Oldovini, para a restauração do órgão da SéMetre Francisco pinta o órgão ao gosto da época, com "chinoiseries"O momento teatral, encenado por Ana Oliveira a partir de um texto de Patrícia Neto Martins contou com a interpretação de António Gambóias, Ana Isabel Baptista e Catarina Silva.
O projeto Noites da Lua Nova teve o patrocínio da Câmara Municipal de Faro e o apoio do programa PAACA da Direção Regional da Cultura do Algarve
Sem comentários:
Enviar um comentário